Receitas típicas da culinária portuguesa

A cada semana, abordamos um tema em nosso Facebook. Confira tudo que postamos sobre a culinária portuguesa!

Caldo verde: a mais portuguesa das sopas

Para servir de entrada ou no jantar

Principalmente no frio, nada melhor que uma boa sopa, não é mesmo? O caldo verde é uma receita típica portuguesa que já é paixão também no Brasil. A versão tradicional é feita à base de batatas, couve e chouriço.

Para servir, a dica é usar cumbuca de barro, um filete de azeite extra virgem e fatias de broa de milho. Aqui, no Empório Buenos Frios, temos chouriços e azeites que farão toda diferença a sua mesa. Confira o vídeo!

Alheira: iguaria típica portuguesa

Para servir como petisco ou acompanhamento

Falar sobre culinária portuguesa e não citar a alheira é impossível. Esse embutido está entre as 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal e é produzido a partir de carnes diversas, pão e condimentos especiais.

Aqui, no Empório Buenos Frios, você encontra uma das melhores: a alheira da marca Di Callani, e há várias formas de prepará-la, mas selecionamos para você uma receita dela frita, que é a maneira que os brasileiros mais gostam. A dica é do site Tudo Gostoso, onde você pode encontrar outras formas de preparo.

Alheira frita
  1. Esquente o óleo em fogo médio, em uma panela onde caiba a alheira sem muita folga.
  2. Com uma faca afiada, faça um corte na pele da alheira de ponta a ponta.
  3. Quando o óleo estiver quente, jogue na panela uma colher de sopa de farinha de trigo e coloque a alheira.
  4. Tampe e deixe fritar por 10 minutos, em fogo baixo.
  5. Afaste a panela do fogo, deixe esfriar um pouco e vire a alheira com uma espátula. Jogue no óleo mais um pouco de farinha de trigo.
  6. Deixe por mais 10 minutos.
  7. Tire da panela com a espátula e coloque no papel toalha para absorver o excesso de óleo.
  8. Sirva com salada verde.

Bolinho de bacalhau: o petisco mais popular de Portugal

Para servir como acepipe

Um legado da culinária mediterrânea e bastante popular em Portugal, o bolinho ou pastel de bacalhau é uma receita que passou de geração a geração e foi oficialmente transcrita em 1904, no livro Tratado de Cozinha e Copa, organizado pelo oficial do exército português Carlos Bandeira de Melo, reconhecido pelo pseudônimo de Carlos Bento da Maia.

Apesar de simples, não é tão fácil encontrar um bolinho de bacalhau bem recheado e sequinho. Já aqui no Empório Buenos Frios, você encontra a versão congelada da marca Bom Porto, bastante elogiada por nossos clientes e super prática. Venha buscar o seu!

Vinho verde: preciosidade criada a noroeste de Portugal

Para servir como aperitivo ou junto a refeições leves

De sabor único, leve e fresco, o vinho verde é produzido entre os rios Douro e Minho, a noroeste de Portugal, berço da casta Alvarinho e de outros vinhos bastante gastronômicos.

De moderado teor alcoolico, combina bem com saladas, peixes, mariscos e carnes brancas. Aqui, no Empório Buenos Frios, temos diversas opções de vinho verde português a ótimos preços. Venha conferir!

Arroz de pato

Para servir como prato principal

Prato tradicional da culinária portuguesa, é prático por ser completo e perfeito para ser harmonizado com um vinho Reserva Serradayres, que você encontra aqui no Empório Buenos Frios a ótimo preço. A receita abaixo é do site Mexido de Ideias, que adapta alguns ingredientes que não encontramos facilmente no Brasil. Confira!

Ingredientes
  • 1 pato de 2 kg
  • 120 ml de cachaça
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de café
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 colheres (sopa) de azeite para refogar
  • 70 g de bacon inteiro
  • 1 chouriço médio
  • 1 linguiça portuguesa
  • 500 g de arroz lavado
Modo de preparo
Pimenta branca em pó, sal e tomilho a gosto.

Lave bem o pato com a cachaça. Coloque-o em uma panela (de pressão, de preferência), cubra com água, inclua sal e tomilho e deixe cozinhar. Abra a panela e veja se a carne já está em ponto de desfiar. Retire a pele, desosse e reserve a carne. Reserve também a água do cozimento.

Em outra panela, refogue o bacon, a cebola e o alho. Quando estiver dourado, acrescente a carne do pato, coloque o café torrado e moído e deixe reduzir um pouco.

Adicione a linguiça, o chouriço, o arroz e refogue um bocadinho. Coloque a água em que foi cozido o pato, previamente medida, e deixe o arroz cozinhar. Sirva quando o arroz estiver cozido.

Toucinho do Céu

Para servir como sobremesa

Essa sobremesa típica portuguesa à base de ovos e açúcar figura entre os chamados doces conventuais, que reza a lenda foram criados por freiras que usavam claras de ovos para engomar seus hábitos e, com as gemas, elaboravam doces. Por isso, suas invenções receberam nomes de santos, anjos e referências bíblicas. Confira a receita!

Ingredientes
  • 500g de açúcar
  • 3/4 de xícara mais 1 colher de água
  • 200 g de amêndoas
  • 6 ovos
  • 9 gemas
  • 3 colheres (chá) de amido de milho
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo

Em uma panela, misture o açúcar com a água e leve ao fogo médio. Quando ferver, junte as amêndoas trituradas, os ovos, as gemas e o amido de milho. Mexa bem e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até engrossar. Retire do fogo e despeje em uma forma untada. Leve ao forno baixo preaquecido e asse por cerca de 20 a 25 minutos, ou até ficar firme e dourado. Desenforme frio e polvilhe a superfície com o açúcar de confeiteiro.

Gostou das dicas? Se você é português, descendente ou amante da cozinha portuguesa, dê uma passadinha aqui, no Empório Buenos Frios. Você encontrará produtos surpreendentes para arrasar à mesa!


Estamos na rua Herval, 656 – Belenzinho/SP, a 4 minutos do metrô Belém.
Se preferir, peça pelo telefone (11) 2694-5410. Entregamos nos bairros do Belém, Brás, Mooca, Tatuapé, Jardim Anália Franco, Vila Prudente, Vila Formosa e Vila Carrão.