Delícias da culinária espanhola

Dedicamos uma semana, em nosso Facebook, para dar dicas sobre comidas, iguarias e bebidas espanholas práticas e tradicionais. Confira tudo aqui!

A culinária espanhola é riquíssima e conquista paladares diversos por todo mundo. Falar sobre ela em apenas uma semana é pouco, por isso focamos em dicas tradicionais, mas práticas, para você curtir com os amigos e familiares em casa, sem muito trabalho.

Jamón: o verdadeiro presunto espanhol

Para ser apreciado sozinho, em tapas, bruschettas e saladas.

É impossível falar de comida espanhola sem citar o jamón. Bem diferente de outras versões de presuntos que conhecemos, o jamón se destaca por seu tempo de cura e o modo como os porcos são criados e alimentados. São dois tipos: o ibérico produzido a partir do porco pata negra, e o serrano feito do porco branco.

O ibérico é raro e representa apenas 10% da produção espanhola. O porco é criado livre, em uma região limitada, devido às circunstâncias geográficas, por isso o maior preço. O sabor é mais acentuado, com uma leve pitada doce e a textura, mais gordurosa.

O serrano é produzido a partir de porcos de origem celta ou americana criados em produções intensivas e alimentados à base de rações de cereais.

Todas as peças têm uma marcação de controle e devem seguir as normas do consórcio de Presunto Serrano Espanhol. O sabor harmoniza intensidade e suavidade.

Pintxos: tapas espanholas práticas e deliciosas

Para servir como entrada ou petisco

Pintxos nada mais são que tapas mais elaboradas, típicas dos países bascos. São perfeitos para acompanhar a cerveja ou o vinho. Como é comum, em muitos lugares da Espanha, as pessoas migrarem de um bar para outro em uma mesma noite, os pintxos são ideais para alimentar de forma mais substancial, mas com leveza.

Selecionamos este vídeo da Veja São Paulo, em parceria com o chef Bruno Cabral, que ensina duas versões de tapas pintxos práticas e deliciosas, que levam o jamón serrano que falamos acima. Confira!

 

 

Tortilha espanhola: um prato clássico

Para servir como prato principal ou até no café da manhã

Prato simples e saboroso, à base de batatas e ovos, é muito tradicional na culinária espanhola. Nessa versão, adaptamos a forma de preparar as batatas, com uma receita típica de família de nossa sommelier Malu Cabrera.

Confira!

Ingredientes:
  • 3 batatas grandes
  • 1 cebola
  • 5 ovos
  • 250 ml de azeite (sugestão: azeite espanhol Arbequina Pons, que você encontra aqui no Buenos Frios)
  • Sal (a gosto)
  • Pimenta-do- reino, orégano, alecrim e páprica defumada (a gosto)
Modo de preparo
  1. Lave as batatas e corte-as em quartos médios, sem descascá-las. Tempere-as com o azeite, orégano, pimenta, alecrim, páprica defumada e sal.
  2. Leve as batatas ao forno pré-aquecido a 220ºC até que fiquem douradas. Corte as cebolas em rodelas.
  3. Esquente o azeite em uma frigideira e frite as cebolas em fogo médio. Junte as batatas já assadas.
  4. Bata os ovos em uma tigela com sal. Acrescente-os à cebola e à batata.
  5. Cozinhe em fogo médio até que a parte inferior fique dourada e vire do outro lado e doure também.
  6. A tortilla está pronta.

Natillas espanholas: doce prático e tradicional

Para servir como sobremesa

As natillas são uma sobremesa espanhola em creme clássica, fácil de preparar, que leva ingredientes bastante acessíveis. O limão “quebra” um pouco o doce da iguaria, resultando em uma combinação perfeita tanto para quem é apaixonado por açúcar como para quem prefere uma sobremesa mais ácida. Assista ao vídeo do canal Melhor com Saúde e aprenda a fazer!

 

 

Produtos espanhóis sofisticados, que você encontra aqui, no Empório Buenos Frios.

Confira alguns dos produtos que você encontra em nossa casa e que fazem toda diferença a sua mesa.

Azeite tradicional Reserva da família Pons

Produzido a partir da Aberquina, uma azeitona muito suave, com notas marcadas de tomate fresco e um aroma que lembra amêndoas.

Vinho Pata Negra Oro Tempranillo

Tempranillo é a uva tinta mais importante da Espanha caracterizada por seu ciclo de crescimento curto e rápido amadurecimento. Rica

em taninos, com boa acidez e aroma frutado, harmoniza bem com queijos, carnes defumadas, grelhadas e massas.

O vinho Pata Negra é produzido pela Bodegas Los Llanos, que mantém a tradição artesanal dos vinhos de Valdepeñas.

Gostou das dicas? Se você é espanhol, descendente ou amante da cozinha espanhola, dê uma passadinha aqui, no Empório Buenos Frios. Você encontrará esses e outros produtos para surpreender à mesa!

 


Estamos na rua Herval, 656 – Belenzinho/SP, a 4 minutos do metrô Belém.
Se preferir, peça pelo telefone (11) 2694-5410. Entregamos nos bairros do Belém, Brás, Mooca, Tatuapé, Jardim Anália Franco, Vila Prudente, Vila Formosa e Vila Carrão.